segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Eu uso óculos

Por que você não olha pra mim?
Me diz o que é que eu tenho de mal
Por que você não olha pra mim?
Por trás dessa lente tem um cara legal



É impressionante como as pessoas não olham para nada além dos seus óculos quando você é um usuário (como eu, por exemplo). É a única explicação plausível para a quantidade de "irmãs" que eu ganhei nos últimos anos. Basta usar um óculos meio quadrado, de preferência com a armação grossa e escura e andar por aí junto comigo que a pessoa já vira minha irmã. Não é necessário ter nenhuma semelhança física comigo, além de sermos da mesma espécie (e, por enquanto, sexo, ainda não ganhei nenhum novo irmão).

Tenho uma amiga, a Gabi, que uma quantidade incrível de pessoas acha que somos parentes, em geral irmãs. A Gabi é baixinha, branca, costumava ter o cabelo vermelho e, em resumo, tem traços nada parecidos comigo, que sou mais morena, mais alta e tenho o cabelo mais escuro. E mesmo assim o porteiro do meu prédio achava que ela era minha prima, já me confundiram com ela num Tim Festival e um amigo da mãe dela disse que éramos parecidíssimas (esse último na casa da mãe dela, com a irmã dela , que é muito mais parecida, presente). Tudo bem, até passamos muitos anos com cabelo curtinho parecido, mas a única explicação possível era o óculos (quadradinho, de armação grossa e escura, claro).

Mas acho que o caso mais absurdo é uma outra amiga minha que virou minha "irmã". A Karen é loira, mas loira mesmo, daquelas pessoas que tem até os cílios e sobrancelhas loiros, e ela tem os olhos muito azuis (os meus, é claro, são castanhos). Ela parece uma gringa, mas não é. E tem os cabelos longos e cacheados (os meus, vocês já devem imaginar, são lisos). E obviamente, usa óculos meio quadradinhos, de armação grossa e escura.

Um dia me perguntaram se eu era irmã dela. Tudo bem, era um colega de trabalho dela que sabia que a Karen tem uma irmã morena. Nesse caso, morena significa que ela tem cabelos castanhos, pois também é branca e tem olhos claros e é inegavelmente irmã da Karen. Após uma pequena pausa, explicamos que, não, eu era apenas uma amiga, a irmã da Karen não estava presente na festa. "Ah, mas vocês são parecidas!" veio a resposta, seguida de uma longa pausa e troca de olhares do tipo "esquece, não vale a pena discutir".

Depois desse episódio, tive certeza: certas pessoas são como bebês quando vêem óculos, não prestam atenção em mais nada. Ou isso, ou terei que acreditar que minha única característica física marcante é uma armação de acrílico com lentes de cristal para miopia. Será que se um dia eu fizer cirurgia ninguém mais me reconhecerá?

Bom, pelo menos a minha família é grande. E aumenta a cada dia...

3 comentários:

Unknown disse...

eles realmente fazem sucesso mas, eu não diria que é a parte mais marcante...;)
beijos Mari

b4 disse...

É Stanton, eu já tive situações parecidas com relação ao meu cabelo! Bom... Nesse caso, ao meu ex-cabelo (que Deus o tenha). Me lembro de algumas vezes amarrar a juba, jogar um bozé pra trás e me aventurar nas filas do bandegas. Várias pessoas me olhavam torto por alguns segundos quando eu cumprimentava... Eu era meu cabelo.
E, diga-se de passagem, adivinhe quem virou meu irmão nessa época??? Diga aí, Gregório!?!
Beijo grande!

Mari disse...

pois é, tinha esquecido que b4 e george eram irmãos também... haha

beijos