sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Carta de Amor ao Mar...

Carta de Amor ao Mar

A ti que serenamente moras perto, calmo como revolto, imenso quase infinito, simplesmente a ti me dirijo muito cordialmente, mar! A noite tem estrelas luzentes, a brisa me devolve a vontade de mergulhar no escuro…porém sonhei contigo, bateu uma saudade e acordei alegre, nostálgico cansado...pedi um copo de água…na verdade, é ainda noite ou madrugada. São 01:36 horas, a noite já não é nenhum bebé - vai longa pela madrugada adentro, e já começa o novo dia, pensei em ti...e pus-me a escrever estes retalhos em forma de frases, sinceramente, pouco ou nada tenho a dizer, simplesmente, Olá, mar!

Olá? Como estás e como te corre a vida por ai?Beijinhos e abraços fofos e ternos, e lamento não ter podido visitar-te atirando-me sobre as ondas, flutuar e deleitar-me com seu carinho, como era - de resto - meu desejo primacial. Tu sabes, sei! Enfim, são coisas da vida, pois é, a noite e o dia não acontecem ou ocorrerem ao mesmo tempo…que remédio (…risos e lágrimas…).

Saúde abundante e chuvas de bênçãos inundem o teu alegre viver, para que isso converta em energia geradora e propulsora de sucessos, e estes se sagrem em felicidade, pois bem mereces! E que assim seja por todo o sempre!

Quantas saudades do teu sorriso arrebatador! Quantas? Acho que não sei mais contar…perdi-me entre os dígitos árabes…e nem os romanos tão me ajudam…alfa e ómega…sei lá…quantos!!!

Quando o sol se punha no horizonte, resvalava a luz lentamente, de repente, e ao levantar o olhar, vejo atónito um quadro imenso lindo que se perde na extensão do meu olhar, uma realidade quase surreal amarela avermelhada sobre um azul escuro aleatoriamente ondulante, percorre-me estranhamente rasgos ou visões tão instantâneas quanto fugazes…era o entardecer.

Que lindo mar, ó que lindo lugar, pensei de mim para comigo - o amor acontece! E enquanto me atinha em pensamentos se fez cada vez mais escuro e a equipe de pássaros já não mais abrilhantava os ares da praia com encantadoras coreografias elípticas e por vezes cónicas num sobe e deixe como que uma divindade qualquer - Deus do Entardecer - lhes tivesse convidado para encerrar o dia em apoteose.

Aconteceu a noite, mar! Na minha terra - planalto central de Angola, Afrika - diz-se que o sol quando se põe é porque terá cumprido o dever de iluminar os vivos de dia, e durante a noite, irá visitar os nossos entes queridos há muito partidos para eternidade, aqueles que jazem na santa paz, então a noite o nosso amigo Sol, no meu caso, em particular, durante a noite está como meu falecido pai, o meu saudosos manos Morais, Ezequiel, tios e avós e bisavós e numa palavra única os nossos Ancestrais…agradeço profundamente ao sol por tão gentil gesto.

Ó Noite, o sol partiu, - foi…silêncio e muito respeito pois os nossos lá no além se encontram a desfrutar desta mesma luz, que nós até pouco tivemos. Assim se pensa ainda, em tempos hodiernos, na minha terra profunda…nas Mulembas (árvores gigantesca cuja sombra serve de uma espécie de Sala de Estar, ai os aldeões contam estórias, falamo dos mitos da terra, das lendas, da saudades das saudades…falam do viver do passado, presente e do futuro…falam que falam… ), bom não me perdi, eu ai nas Mulembas dos meus sacrossantos antanhos. ... ó mar!

Desta vez estou a avisar-te, cresci. Por terras Lusas muito se diz que os melhores vinhos são os que já há muito envelhecem nas adegadas…será verdade? - é, sim. Ora, dizer que sou um vinho maduro dever ter muita graça e piada…! Beijos deste vinho maduro (tinto ou branco) que te escreve!Já falei-te das várzeas dos meus antanhos, agora falo-te de mim, este coração docemente quente em frenética palpitação…saudades do nada…saudades das mil saudades…ou afectos e respectivos efeitos que abalam o meu eu, como um vulcão que se irrompe das profundezas dos mantos, mandando muitas lava em brasa, luminosa como sol do meio dia…dizendo, amo-te simplesmente, mar! As ilhas do mar são produtos dos vulcões, e eu sou também produto da junção de dois corações…terá algo haver água do rios com as das chuvas, mar?!? - pense.

O tempo passou, lembra-te que o vinho ficou mais envelhecido…portanto valorizou-se. Mas falando outra vez do tempo, aqui por estas amigas paragens do sul da Europa, tem estado muito agradável, o sol brilha alegremente, os corpos dispensam as vestes do Inverno e os jardins continuam floridos numa graciosidade esplendorosa, o verão sugere muitas actividades… por exemplo um mergulho, … falando nisso…ainda não fui a praia pois não é muito a minha praia, adoro muito mais uma tarde num lindo jardim a ler e sentir-me deveras encantado pelas hilariantes sinfonias dos passarinhos...uma música autentica - genuína - da natureza que não se faz de partituras, nem é em Mi Menor ou feitas de adágios ou arpegios, ela flúi normalmente preenchendo as pausas do silêncio... eu escuto a voz do silêncio e viajo no tempo e no espaço, é Sublime! Na vida que vivo tento dar sentido as coisas simples, ao meu querer indefectível, e deixar fluir ideias suavemente como um rio pacato que corre em busca de uma foz algures na confluência entre o mar e este último.

A vida é uma trajectória como rio que vejo aos meus olhos tesos de espanto, haka! Talhou seu rumo entre rochas, abriu esculpindo falésias por entre grandes e íngremes escarpas, por vezes, até parece estagnar, mas firmemente irrompe com tudo e segue a diante, ora a montante, jaz sua nascente, uma efémera linha de água ou simplesmente umas gotas de nada, que brotam por entre as fracturas da imponente montanha, ao crescer agigantou-se e tem agora um caudal colossal e uma corrente inexpugnável, hoje já ninguém ousa atravessa-lo à vau…assim somos nós, guerreiros sem armas, lutadores incansáveis, filhos que vivem longe do doce colo e calor maternos, depois de anos a fio de caminhadas, Eis-nos vencendo incertezas e moldando vontades firmes e hirtos, com saúde, cá estamos!

Mar, voltarei a escrever-te com mais novidades emparelhadas na noite de lua cheia, na maré baixa, pois assim o correio irá com certeza ao destinatário, o vinho se despede, com muito carinho e afectuosamente,….Eu, simplesmente.

Wene Sóckratikus
Porto/Portugal, aos 03 Agosto 2007.